Tuesday, January 02, 2007

Mais fácil de entender

Ela telefonou-me. Atendi meia atarantada. Seriam horas de uma pessoa vulgar estar a dormir, não no jogo do vamos-lá-acordar-um-amigo. "Estou"; ela chorava. De imediato parei de usar aquela voz resmungona de quem foi acordada e modifiquei-a para aquela outra, a da amiga que espera passar pelo menos meia hora a ouvir mais do que falar. "Conta-me". Nunca alguém tinha desabado em cima de mim. Senti como se meia vida estivesse a fugir-lhe pelas mãos. E lá me falou, como se estivesse sentada na cadeira do seu psiquiatra que, segundo ela, não atendera o telefone. "Também, é tão tarde". "Sabes, nunca me senti assim em toda a minha vida. As horas passam, os dias mudam, mas eu sinto como se os dias me tivessem abandonado e como se o tempo fosse um mero ente com caprichos que me pisa, invulgarmente cruel." E eu conseguia ouvir, lá por trás, aquela canção, a que tinhamos cantado no karaoke numa noite qualquer de riso; talvez por não saber falar de cor, imaginei... Aí percebi exactamente como ela se sentia. E não lho disse, porque me pareceu fácil demais. "Olho para o lado e nunca me senti tão incrivelmente sozinha. Não quero fugir. Já me vi fugir vezes demais, já fugi vezes demais de mim própria". Pensei que se falasse era fácil de entender... Eu pensei durante dois segundos e disse-lhe. "Se o amas tens de optar. Tens dois caminhos. O mais fácil é esqueceres. Eu já não sei se sei o que é sentir o teu amor, não sei o que é sentir... Mas se já encontraste o teu caminho não lhe vires as costas. Luta; não aquela luta à novela, aquelas mulheres que se arrastam aos pés de alguém, que todos os dias perseguem. Não! Dá-te. Diz-lhe que acordas de manhã e não te sentes completa, que só percebeste que não eras completa quando o conheceste, percebeste que não podes nem tens de perder metade de ti. Que essa metade não está em saldo, não está à venda. Que é dele. Que por mais pessoas que ames, ele será sempre aquele que amas acima de todos os outros. Se ele te ama, ele pegará em ti e vai encher-te o olhar. Se não te amar, levanta-te, pega no teu coração e deixa que ele te leve para outro lugar." É o amor que chega ao fim... um final assim assim é mais fácil de entender...

No comments: