Friday, March 13, 2009

Obsessões

Queria ser obsecada por alguma coisa. Pacotes de açucar, chávenas, copos de cerveja, colheres de café. Queria ser obsecada por um lugar. Alentejo, o pequeno varandim para o rio; Douro, o ardor de um silêncio inabalável e verdejante; Porto, cheiro a gente e cultura; Lisboa, a luz invariavelmente perfeita do reflexo da calçada; o pequeno pedaço de relva no pequeno pedaço de jardim no meio da pequena cidade do qual ninguém se lembra; ... . Queria ser obsecada por algum número. Como Wagner era pelo 13; como ela é pelo 7; como ele é pelo 6. Queria ser obsecada por uma marca de café. Nicola na faculdade; capsulas de Lavazza no escritório; delta em casa; nespresso na casa dela. Queria ser obsecada por um doce. Apple Crumble; cheese cake; sericaia; arroz doce quente feito por ela; leite creme; petit gateaux. Queria ser obsecada pela possessão de um objecto. O MEU carro; o MEU pequeno cinzeiro que tenho desde que a minha tia emprestou tabaco naquele dia à minha prima que estava chorosa porque o amigo da outra era quem a fumava e consumia; a MINHA almofada. Queria ser obsecada por um livro. Lê-lo intensamente, partes, todas as noites, como um seguimento de mim própria, a linha condutora do ser repleto de certezas. Queria (mais!) ser obsecada por uma pessoa. Obsessão saudavelmente deliciosa, envolver-me num abraço quente e ajeitado, olhar-me ao espelho e vê-lo atrás a sorrir, perder a cabeça e ele encontrá-la, aninhada no seu antebraço, enroscada na espuma selectiva de um amor louco e verdadeiro, de um ardor de paixão emotivo no salto para um abraço à chegada.

Enfim...

3 comments:

Maria Paulo Rebelo, said...

Eu às vezes também gostava de ser obsecada por alguma coisa, sabes, aquela coisa por que todo mundo se lembra de nós, aquilo por que ficariamos esteriotipadas, marcadas: "À a Maria, aquela que gostava muito de Linkin Park!". Mas depois percebo que isso revela tão-só irracionalidade, tal como os vícios; e então vejo no equilibrio o mais caracterizador do mim do que o exagero e o excesso.

Felicidades buddy.. just be who you are!

Lu said...

Não desejes ser obcecada por um ele, nem por ninguém, nunca. I've been there e não foi bonito.

Beijo

P.S. Só para esclarecer, escreve-se "obsessão", mas fica-se "obcecado". (sim, tou a dar uma de Diogo Infante ou edite Estrela")

[r] said...

eu sou obcecada por Apple Crumble...e por chá à meia-noite... :P