Monday, January 07, 2008

Quando? Para quando? - Ser livre!

Quando foi a última vez que ajudaste mesmo só por ajudar, sem ser sequer para impressionar alguém? Quando foi a última vez que realmente quiseste intervir no curso das coisas e não tiveste medo? Quando foi a última vez que o teu olhar arrogante não saiu porque era um amigo? Quando foi a última vez que deste a mão a um amigo, trabalhaste por ele e só quiseste no fim vê-lo sorrir?

Quando foi a última vez que dedicámos a nossa alma à loucura de pertencer ao mundo, ao ser catastrófico do não-ser, da ternura sumarenta de uma laranja arrancada, quando pertencemos ao espaço inexistente só para provar que não havia mãos onde só nas mãos cabiamos?... Como? Como chegar onde? E... e para quê?

"Livre de quê? Que importa Zararusta! Mas o teu olhar deve dizer-me claramente: livre para quê?" - Nietzsche

1 comment:

Estrelinha... said...

Muito bom... Ou... Muito bom... =)
Adoro a maneira como te consegues exprimir na incerteza das tuas palavras.

Ajudar por ajudar tento fazê-lo todos os dias quando passo no cimo do Parque Eduardo Sétimo de manhãzinha e vejo aquela vista de Lisboa impressionante com um nascer do sol calmo... Tal e qual como os tais "dedos agarrados ao muro" a tentarem aparecer... E sorrio. Tento ajudar a consciêcia geral que um sorriso vale mais que muito e a maneira positiva de encarar a vida é o primeiro passo.

Apesar de concordar que quando sentada no meio do quarto preocupada apenas com a felicidade das minhas Barbies era muito mais pacífico, adoro a descoberta de cada dia e de sensações, emoções e desilusões sempre novas. Desejo que até ao fim dos meus dias consiga isso.

Se ao "escrever-te" conseguir, pelo menos, pôr-te a pensar nisso já valeu como um sorriso.*