Thursday, February 04, 2010

Noção de Lar.

Quando li Os três casamentos de Camila S. fui apanhada de surpresa. Confesso que não esperava mergulhar no amor recôndito de alguém tão profundamente frágil e forte, de um escancarar de aceitação do que é a vida e o sonho, o que é o "tempo a seu tempo". O Pranto de Lúcifer, Os Pássaros de Seda, O Prenúncio das Águas, A Trança de Inês e A Flor do Sal, são tudo visões de um mesmo olhar que li, no qual o meu mundo descansa e viaja.
No entanto, houve uma surpresa maior que esta. Estava eu sentada, em espera de mais um daqueles concertos de música clássica que engulo na Gulbenkian, quando a vejo, "A" Rosa Lobato Faria, com o olhar profundo, a apoiar o andar daquele que reclama ser o homem da sua vida (que veio a falecer no dia do meu aniversário...). Olhou para mim e sorriu. Naquele momento apreendi o que já tinha lido no "seu" (O) Sétimo Véu: porque não vale a pena cumprir feitos heróicos, dar a volta ao mundo num bote, ganhar o prémio Nobel, descobrir a pólvora, se não tivermos um lugar onde voltar, onde alguém nos espera com uma sopa e um sorriso.
Fará falta. Como dizias: "À nossa".
Only the good...

No comments: