Wednesday, January 07, 2009

Drama de uma liberdade

Ponho-me, cegamente, a pensar. Obtuso-me, fecho-me no varandim do meu cérebro e espero um pouco. O que é, afinal, a liberdade? (não se iludam no lirismo: desejo saber apenas o que é, afinal, a MINHA liberdade).
Liberdade, s.f., faculdade de uma pessoa poder dispor de si, fazendo ou deixando de fazer por seu livre arbitrio qualquer coisa. Independência; autonomia; permissão; ousadia.
Esperem lá, as palavras prendem-me a um definir concreto, oposto a este sentimento abstracto de ser livre, de me encontrar livre, de voar sobre as minhas asas, de me reencontrar em episódios só meus, no arbitrio, sim, no MEU, naquele que só se define no momento, na minha permissão do momento. Sou-o, inequivocamente, tantas vezes e em tantos segundos que me deslaço de pensar se o serei realmente para os outros, ou se esquecerei e me quederei somente naquela falta de individualismo desta realidade que nos transcende, os pequenos e grandes, conforme a visão do universo. Estou cansada. A liberdade, persegui-la, cansa. No entanto, devo aclarar: não sou plenamente livre (mas, afinal, o que significa, também, plenamente?!). E ainda bem. Ainda bem que tenho restrições que me imponho (atenção ao "me"), que tenho pessoas na minha vida nas quais penso e peso face à minha liberdade. E é este sentimento de liberdade que me atrai, que me faz sorrir de olhos abertos, que me abraça: a liberdade de não estarmos sós e de decidirmos a nossa liberdade enquadrada na vida, aquela que já é uma delicia, que nos rodeia.

1 comment:

Maria Paulo Rebelo, said...

Quanto ao texto, recomendo-te Fichte.

Mas tenho ainda outra coisa para partilhar contigo: fui hoje a uma feira de livros usados no Mercado da Ribeira e eis senão que, constatei na observância, a existência de uma colecção senão inteirinha pelo menos grandita do grande Shakespear por 10euros o volume. E de quem me lembrei eu de quem? :D (pena ter estado o bolso vazio, pelo que quedou-se a lembrança apenas por um saldo no pensamento para uma das orlas do meu hemisfério direito e não de um salto da mão para o meu porta-moedas. Tenho chegado à conclusão que tenho mesmo que apostar no euro-milhões que isto anda a dar resultado para o lado dos portugueses! :P)

Filakia coritsia mou. Meghalo fili