Saturday, October 27, 2007

Mulheres com asas?

Às vezes na vida há alguém que se segura às nossas pestanas e nos obriga a ver. Pode nem nos conhecer, pode somente ser um ser presente e muitas vezes isso mesmo consegue ser mais forte. Passeei-me contigo e devia tê-lo feito mais vezes porque o teu abraço quente é mais puro e sincero do que tanta coisa que eu possa ter aqui. Só tenho de agradecer ao facto de ter aterrado aqui e ter crescido. A vida aqui não é tão distante assim da realidade: "some have flown away!" e voarão mais com certeza!

Wednesday, October 24, 2007

Os meus pés conseguem segurar a torre!


Uma tarde das mais belas que tive em Pisa... um licor de chocolate, um rebolar na relva, toques de amizade, estórias e estórias e os nossos pés... Se eles têm força para enfrentar o caminho porque não teriam para segurar a torre?!

Monday, October 22, 2007

Pisas...

Estar aqui até da gosto: uma pitada de pasta aqui, um gostinho a capuccino por ali, uma piazza que se abre do nada e um paladar sereno de uma vida diferente. Eis que a minha rotina muda, mas muda como nunca. Aqui os horàrios sao relativos e pegas na tua bicicleta e vais por ai olhando o fiume (para os menos entendidos fiume é rio, para os menos entendidos ainda, Pisa tem rio!), pensando na vida, olhando para as pessoas que rodeiam e que nao sabem que o teu olhar é efemero e vives. Na pacatez desta vida, vives muito mais, das-te muito mais, respiras muito mais. Sabes que a vida nao te foge e que amanha nao passaras nenhuma hora no transito nem ficaras em casa a noite agarrado a televisao. No maximo fico a noite agarrada as conversas que tenho na piazza ou aos capuccinos que fazemos na casa uns dos outros. Estou irremediavelmente agarrada a esta felicidade de piccolos momentos, agarrada a lingua italiana, agarrada a mim aqui e tenho a dizer sem duvidas que desde que aqui estou que sou muito melhor pessoa e que quando voltar para Lisboa ja renasci.
E o melhor, melhor mesmo, é ir para casa as quatro da manha de bicicleta, sozinha com a noite, e ver o céu mais bonito que ja vi em toda a minha vida. Vou ficar aqui para sempre a fotografar chineses na torre!


(Escrevi Pisas porque me deu uma sede de ser bambina outra vez e naquela altura tudo era dito no plural: primeiros, ultimos, ...)

Tuesday, October 16, 2007

Doi...

Sabes o que acho? Que o amor doi. Doi. E quando nao doi temos tendencia e deseja-lo menos e a deixa-lo ir. Algo de muito errado acontece agora com os seres pensantes: quando o desafio se desvanece, assim se desvanece o amor. Ora, o que é feito daquelas paixoes assolapadas em que se guerreira todos os dias pela flor na mesa de cabeceira ou as migalhas na cama? O que é feito do "o teu amor tira-me o ar" e um beijo lançado à janela? O que é feito de no's a brotarmos dos outros? Quando encontramos algo que naquele momento vale a pena, se naquele momento pensamos que podiamos ver aquelas estrelas para toda a vida, no momento seguinte tudo se pode desvanecer mas provar a eternidade é, para mim, mais do que suficiente. E so te disse "porque?" quando era sentido, quando sei que por mais que queira cegar-me, eu verei sempre mais longe.

(Oferece-me tua sede agora. Eu beber-te-ei mais tarde!)

Thursday, October 11, 2007

Depressão.

Depressiva?! Mas quem és tu? Prometes ficar, juras que vais. Pertences lá mas lá ninguém te pertence. Sabes bem que não tens nada a que te agarrar porque cortas demais as unhas e rois as dos outros, não vão eles gostar de ti. Aprendeste a destruir o que era teu por achares que nunca te havia pertencido. Abanar-te não chegaria. Chegaria? Onde encontraste esse quarto de alma que apregoas? Onde estás perfeita junção de experiências e porque não te sentas no colchão connosco e adormeces sem legendas? Seremos, sempre, a casa onde tornas... mas um dia não poderás aqui comer, não conseguirás aqui levantar o copo sem seres fielmente desamparada pela nossa indiferença. Pensa nisso... pensa nisso e esbofeteia-te a ti própria, já ninguém o pode fazer por ti.

Tutto Mondo!


Keith Haring, 1989, Pisa

Friday, October 05, 2007

Leva-me!

Leva-me o vento por estas ruas pisanas... Reconheço-me e desconheço-me e não mais me importa qualquer outra coisa que não a beleza intrinseca destes bocados de terra que me vê crescer. Há olhares que emanam de mim, que emanam deles, que me emanam e nos emanam por aqui juntos, como se tudo fosse uma pequena contradição perfeita que me agrada, e me acalma com ardor. Acelerou a minha calma... Olha-me com a cumplicidade profunda de um sorriso carinhoso... e todos os dias sou mais serenamente feliz, em mim.

Wednesday, October 03, 2007

Bello...

Eu tinha escrito qualquer coisa realmente sentida mas apagou-se e... bem, as palavras que usamos nunca são as mesmas, o sentimento irrepetivel... por isso desencaixo as palavras e deixo-as ir, de dentro de mim para lado nenhum e é como se nada tivesse a dizer. Amo de paixão estar aqui e embora me sinta longe estas ruas abraçam-me com a força do abraço de casa.

Tuesday, October 02, 2007

Memorando

Nao tenho podido escrever mas quero dizer que sono in Italia, in Pisa, e sono felice :)

(e tive 14 a Medicina Legal e 156 em 232 no exame de Italiano!!!)